O governo do Japão acionou o Exército para ajudar a enfrentar uma crise de segurança causada por ataques de ursos ocorridos em pontos de ônibus, porta de escolas e até dentro de supermercados.
O que aconteceu
País atingiu recorde de ataques mortais de ursos. Segundo o jornal The Sun, foram 11 mortos e mais de cem feridos apenas em 2025. A vítima mais recente foi uma idosa na região de Akita, no norte do país. A mulher, identificada como Kiyo Goto, 79, foi encontrada morta nas montanhas manhã desta segunda-feira (3).
Casos levaram governo de Akita a pedir ajuda federal. O governador da província, Kenta Suzuki, pediu o envio do Exército para ajudar a conter os ataques. o Instagram, em uma publicação em 26 de outubro, Suzuki relata a dificuldade de controlar os ataques, diz que a situação não pode mais ser controlada de forma local e que "o esgotamento do campo está chegando ao seu limite". O ministro da Defesa, Shinjiro Koizumi, respondeu que o governo "fará o melhor uso de suas capacidades e autoridade para restaurar a segurança"
Leia a matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/11/03/ataques-de-ursos-no-japao-mobilizam-exercito-em-crise-historica-no-pais.htm
Fonte: noticias.uol.com.br